IRCAD irá manter ensino híbrido após a pandemia

Educação Médica:
IRCAD irá manter ensino híbrido após a pandemia
Salas de aulas virtuais, cirurgias exibidas ao vivo, videoteca virtual são alguns dos recursos incrementados
O mundo mudou com a pandemia e o método de aprendizagem oferecido pelo Centro de Treinamento em Cirurgias Minimamente Invasivas (IRCAD) também mudou. A incorporação de novas tecnologias no ensino presencial e aulas online complementam o conteúdo de grande parte dos cursos do Centro, que já estabeleceu a aprendizagem híbrida como nova metodologia que permanecerá após a pandemia.
A inovação faz parte do dna do IRCAD. Entre as ações visionárias implementadas antes da pandemia, por exemplo, está a universidade virtual para cirurgiões, o WebSurg, criado em 2010, exclusivamente para promover as habilidades de treinamento médico e cirúrgico, gratuitamente, para médicos de todo o mundo. Hoje o canal tem 470 mil médicos registrados, que acompanham conteúdos gerados, semanalmente, por especialistas de renome mundial da medicina. As cirurgias ao vivo, transmitidas do Hospital de Amor e Centro de Treinamento por links enviados pelas secretarias de cursos também integram o cronograma, já com a implantação das novas salas de aula on-line, os médicos de todo mundo podem assistir às aulas teóricas em tempo real ou ainda rever a transmissão por até 30 dias após os cursos, com mais mobilidade e conforto.
De acordo com o coordenador científico do IRCAD, Luis Romagnolo, o método híbrido é muito importante independente da etapa de formação do cirurgião. “ Temos considerar os diferentes formatos e oferecer ferramentas cada vez mais acessíveis, porém se for apenas virtual o método não funciona. Sempre precisaremos do treinamento presencial. O que o tempo não nos permite é parar”, disse.