Com menor taxa de morbidade, cirurgia endoscópica da coluna lombar é tema de curso no IRCAD

Com diversos estudos publicados que comprovam maior eficiência da cirurgia endoscópica da coluna lombar em relação a cirurgia convencional, entre elas a menor morbidade, especialmente entre idosos, o procedimento menos invasivo é tema de debate durante essa semana no Instituto de Treinamento em Cirurgia Minimamente Invasiva – (IRCAD – filial do Hospital de Amor em Barretos).
Com docentes do Brasil e Alemanha, o curso ocorre dias 07 e 08 com sessões teóricas e aulas práticas com treinamento em cadáver. De acordo com o coordenador do curso – David Del Curto, as cirurgias minimamente invasivas para coluna são descritas desde os anos 70, mas ganharam popularidade nos anos 2010 devido ao avanço da tecnologia na fabricação de óticas e instrumentos que permitiram resultados melhores em diversos tipos de doença da coluna. “Por isso a proposta do curso fazer com que o cirurgião ganhe mais experiência na curva de aprendizado, de forma a poder indicar e aplicar a técnica em casos de rotina no consultório”, disse.
Entre as doenças mais indicadas para receber o tratamento menos invasivo estão as degenerativas da coluna como hérnias de disco e estenose de canal, tanto da região cervical, quanto da torácica e da lombar. Porém, a técnica também pode ser empregada para descompressão de tumores e tratamento de infecções.
Além de treinamento em cadáver os alunos irão treinar em equipamento inédito, desenvolvido no IRCAD, similar à tradicional caixa preta utilizada em treinamento de outras especialidades.