Sociedades Parceiras

O NasceCME é um Núcleo de Assessoria, Capacitação e Especialização voltado à Central de Material e Esterilização e outras áreas dentro do Hospital e tem como finalidade oferecer um panorama da produção intelectual e tecnológica das universidades, institutos, centros de pesquisa nacionais e dos avanços da ciência internacional.

Uma sociedade formada de especialistas médicos em Cirurgia do Trauma para fins científicos, reconhecida pela Associação Médica do Paraguai e membro do Colégio médico-cirúrgico do Paraguai.

Com o objetivo de congregar e representar os cirurgiões brasileiros no âmbito científico e profissional, o Colégio promove a excelência na educação e na prática médica, em benefício do paciente. Sob a presidência do Dr. Paulo Roberto Corsi, o CBC é uma das mais importantes sociedades médicas da América Latina.

Seu objetivo é congregar médicos e interessados em promover a cirurgia pediátrica, estimular atividades para o aprimoramento pessoal e estimular em conjunto com a CIPE normas para o credenciamento de serviços na área. O atual presidente é o Dr. Kleber Moreira Anderson.

Fundada em 1982, a sociedade reúne médicos cirurgiões de todo o Peru. Atualmente sob a presidência do Dr. Aurelio Manuel Vilchez Zaldivar, promove atividades científicas e congressos que permitem a troca de experiências entre seus membros.

Reunindo centenas de cirurgiões, a SPCE trabalha com uma estrutura administrativa que oferece guarida e orientação aos profissionais associados, contribuindo para o crescimento qualificado. Com Francisco E. Berrospi Espinoza na presidência, a sociedade também promove eventos científicos na área.

Representante da América do Sul na International Federation of Endoscopic Surgeons, a ALACE agrega cirurgiões endoscópicos de vários países, com o propósito de melhorar e promover técnicas de cirurgia minimamente invasivas. Além disso, planeja reuniões e conferências. Sua sede fica no México e o atual presidente é Ricardo Torres.

Subsidiária da Faculdade de Medicina de El Salvador, a associação tem como fins a liderança e a coordenação da prática cirúrgica no país, incentivando a melhoria da especialidade. Na presidência está o Dr. Juan José Calix López, coordenando a colaboração com instituições salvadorenhas públicas e privadas.

A Associação Colombiana de Cirurgia, presidida atualmente pelo Dr. Jesus Vasquez, busca promover o desenvolvimento científico dos cirurgiões do país, visando ser uma instituição que defende os interesses de seus membros, regulamentando a formação dos cirurgiões.

Acompanhando os avanços tecnológicos da cirurgia endoscópica, a Associação Mexicana evolui na mesma velocidade da tecnologia, proporcionando conhecimento aos seus associados e preparando novas gerações de cirurgiões, sob a tutela do presidente Dr. Ricardo Blas Azotla.

Reunindo profissionais da medicina e de outras áreas envolvidas, a ABCG é uma associação multidisciplinar, que objetiva proporcionar educação continuada em câncer do estômago em vários campos de estudo e padronização das condutas cirúrgicas. O atual presidente é o médico Dr. Carlos Alberto Malheiros.

Fundada em 1978 na Califórnia (EUA), seu objetivo é estabelecer cientificamente os avanços no diagnóstico e tratamento de doenças do fígado, pâncreas, e vias biliares. A instituição promove congressos e eventos regionais para cada capítulo. O capítulo brasileiro, fundado em 2001 é atualmente presidido por Orlando J. M. Torres.

Representando os médicos brasileiros especializados em urologia, a sociedade é uma associação científica que busca a promoção de eventos nacionais e ampla discussão acerca dos avanços na área urológica, presidida na gestão 2014/2015 pelo Dr. Carlos Eduardo Corradi Fonseca. Já a secção Minas Gerais da SBU é presidida pelo médico Dr. Antônio Peixoto de Lucena Cunha. A SBU-MG atua representando os médicos mineiros especializados em urologia. Trata-se de uma associação científica que busca a promoção de eventos nacionais e ampla discussão acerca dos avanços na área urológica.

Reunindo centenas de cirurgiões, a SBCT trabalha com uma estrutura administrativa que oferece guarida e orientação aos profissionais associados, contribuindo para o crescimento qualificado. Com Darcy Ribeiro Pinto Filho na presidência, a organização ainda promove eventos científicos na área.

A SOBRACIL atua com profissionais de diferentes especialidades que realizam intervenções cirúrgicas minimamente invasivas. A sociedade organiza congressos, promove o desenvolvimento da videocirurgia e coordena a atividade científica no Brasil. O presidente da gestão 2015/2016 é o Dr. Carlos Eduardo Domene.

A entidade que reúne cirurgiões dedicados à pediatria, busca o aperfeiçoamento desses profissionais, com assistência ensino e pesquisa no Brasil. Sob a presidência de José Roberto de Souza Baratella e seu vice João Vicente Bassols, a ABCP organiza atividades acadêmicas e credenciamento de serviços de cirurgia pediátrica.

A SBCP é uma associação médica sem fins lucrativos com a missão de apontar para o coloproctologista as melhores e mais seguras decisões no atendimento das doenças coloproctológicas, estabelecendo os padrões mais atualizados nesta área da prática médica. Possui uma sociedade médica de âmbito nacional com mais de 1600 membros. Atualmente é presidida pelo Fábio Guilherme Caserta Maryssael de Campos.

Com a finalidade de reunir os médicos cirurgiões oncológicos de todo o Brasil, a SBCO, busca consolidar a área como especialidade médica, propondo normas para o ensino, treinamento e prática. É comandada pelo Dr. Leonaldson dos Santos Castro e, regionalmente, no Estado de São Paulo, pelo Dr. Samuel Aguiar Jr.

O CBCD agrega profissionais da cirurgia digestiva de diferentes especialidades em todo o Brasil, priorizando a qualificação profissional desses médicos. Além disso, promove eventos, incitando o progresso cientifico e tecnológico da especialidade, sob a presidência de Bruno Zilberstein.

Promotora das normas para o treinamento na cirurgia endoscópica, a Sobed possui sede em 24 estados brasileiros, alcançando um número significativo de cirurgiões. Fomentando o profissional, organiza eventos regionais, nacionais e internacionais, com Ramiro Robson Fernandes Mascarenhas na presidência.

Fundada em 2007, a associação é filiada à Sociedade Mundial de Endometriose, a SBE busca aumentar as pesquisas sobre a doença, gerar a integração entre as associações e entidades internacionais. A SBE organiza o congresso nacional a cada 3 anos e à sua frente está o presidente Dr. Rui Alberto Ferriani.

A SBH atua na defesa da valorização dos profissionais de cirurgia de hérnia no Brasil. Sua missão é incrementar a pesquisa científica e a atualização de práticas diagnósticas e técnicas a respeito do assunto. O atual presidente é o Julio Cesar Beitler